XVI Encontro Nacional de Docentes e V Seminário Nacional de Pesquisa em Terapia Ocupacional

Em outubro de 2016 na XV edição do ENDTO realizado na Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, Vitória, um grupo formado por 10 professores do Curso de Terapia Ocupacional da UNIFESP candidatou o curso para sediar a próxima edição do ENDTO/SNPTO em 2018. Foi eleito por unanimidade. Desde então temos nos organizado para receber o evento desdobrando o trabalho em comissões para responder as demandas operacionais e intelectuais que um evento desse porte traz.

Os eventos têm como objetivo maior congregar docentes, pesquisadoras e pesquisadores, profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação, articulando assim, um espaço para a troca de experiências e conhecimentos que incentivem reflexões e propostas conjuntas acerca do ensino de graduação e pós-graduação em terapia ocupacional no cenário universitário brasileiro e os diferentes desafios enfrentados para sua realização, nas regiões do país. Busca ainda, promover o debate acerca da educação permanente nos contextos da formação, aprimoramento profissional e pesquisa nas áreas de saúde, assistência social, educação e cultura.

Para o XVI ENDTO está previsto o aprofundamento da temática “Reformulação das Diretrizes Curriculares Nacionais de Terapia Ocupacional”. No dia 18 de agosto de 2017 a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RENETO) junto com o Curso de Terapia Ocupacional da UNIFESP realizou no campus São Paulo, organizamos o Seminário: Diretrizes Nacionais Curriculares de Terapia Ocupacional. Este seminário objetivou avaliar a necessidade de alteração nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) vigente há 15 anos, para que a formação de terapeutas ocupacionais aconteça em consonância com as demandas da população e as políticas públicas brasileiras.

Nesse encontro tivemos a representação da quase totalidade dos cursos de Terapia Ocupacional do Brasil e houve consenso da área em relação a necessidade da reformulação das DCNs. Assim, saímos com uma agenda comum para a realização de encontros locais, regionais e nacional com o objetivo de amadurecermos as propostas para a reformulação das DCNs.

No dia 11 de dezembro realizamos a etapa local, e muitas universidades também já o fizeram. Assim no ENDTO está previsto somar as discussões e definir uma agenda para a implantação das novas DCNs. E dessa forma, apontarmos nas DCNs o que melhor retratem nossa profissão e as mudanças que queremos viver em nossa sociedade ainda no século XXI!

A temática do V SNPTO, por sua vez, está relacionada a como nos organizarmos coletivamente para a
consolidação de um campo científico em tempos de crise orçamentária e desinvestimento no campo da
ciência como um todo.’

Para maiores informações, inscrições e submissão de trabalhos acesse o site endto.reneto.org.br 

Você talvez goste de ler

Deixe uma resposta